terça-feira, 3 de abril de 2012


O trabalho do historiador

Quem produz conhecimento histórico? O trabalho do historiador.

O papel do  historiador é investigar o passado, para que as pessoas do presente possam saber como viviam, pensavam, sentiam, desejavam, as pessoas de outras épocas.
O historiador pode pesquisar o passado mais remoto ou o passado mais recente. Para realizar seu trabalho ele precisa de documentos históricos – que também chamamos de fontes históricas.

Heródoto – o “Pai da História”

 
Esta imagem é de Heródoto, considerado o “Pai da História”. Ele nasceu no século V aC (485 ?–420 a.C. ) em Halicarnasso  (hoje Bodrum , na Turquia ). Ele foi  o autor da história da invasão persa  da Grécia nos princípios do século V a.C., conhecida simplesmente como As histórias de Heródoto . Esta obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura  pouco depois de ser publicada.
Antes de Heródoto, tinham existido crónicas  e épicos , e também estes haviam preservado o conhecimento do passado. Mas Heródoto foi o primeiro não só a gravar o passado mas também a considerá-lo um problema filosófico ou um projeto de pesquisa que podia revelar conhecimento do comportamento humano. A sua criação deu-lhe o título de “pai da história” e a palavra que utilizou para o conseguir, historie, que previamente tinha significado simplesmente “pesquisa”, tomou a conotação atual de “história”.
Fonte: wikipedia 

Do que uma investigação precisa? pistas e versões…

 Temos dito que o historiador é um investigador. Ele pesquisa pistas deixadas pelos seres humanos em outras épocas e em outros lugares.
Para encaixar essas pistas, como em um jogo de quebra-cabeças, o historiador precisa pensar, refletir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, prof. Carlson! Obrigada por sua visita e citação do Blog da Turma do Amanhã. Espero ter podido ajudá-lo e aos seus alunos. Voltem sempre!
Prof. Renata Telha.