terça-feira, 27 de março de 2012

Ciencias auxiliares da história


A importância das Ciências auxiliares da História

Olá Pessoal,

O trabalho de produção histórica é realmente muito complexo, exigindo que o historiador busque a ajuda de outras ciências,como por exemplo, a Arqueologia, a Paleontologia, a Geografia, a Heráldica, a Numismática e a Espeleologia Estas são chamadas de Ciências auxiliares da História.
Que tal aprendermos um pouco sobre estas ciências? Então, vamos lá! No decorrer da leitura desta postagem você encontrará as orientações para sua atividade de pesquisa. Não se esqueça de registrar tudo em seu caderno.
Aproveitando os nossos estudos sobre os povos primitivos, gostaria de apresentar a vocês um pouco do trabalho feito pelos arqueólogos, pois, é através dos trabalhos desenvolvidos por eles que podemos conhecer melhor o passado.

A arqueologia é uma ciência que auxilia a História, ao recuperar informações importantíssimas para a compreenssão do modo de viver de comunidades primitivas, como a dos povos que habitaram o Brasil no passado distante, por exemplo.

Usando o menu no lado direito da página, acesse os links Recreio on line, Ciência Hoje das Crianças e conheça a arqueologia brasileira. Pesquise sobre a origem da Arqueologia e da Paleontologia. Lá vocês encontarão outros artigos muito legais sobre estes temas.



Pintura Rupestre encontrada no sítio arqueológico de São Raimundo Nonato/Piauí/Brasil
"Os arqueólogos são verdadeiros detetives. Investigam pistas para entender e explicar coisas que aconteceram há muito tempo."

Arqueólogos trabalhando em síto arqueológico:
Lagoa Santa/Minas Gerais/Brasil


A Paleontologia é também uma ciência auxiliar da História. Saiba como esta ciência chegou ao Brasil lendo o texto abaixo.

 O dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) mudou-se para o Brasil fugindo do clima nórdico, temeroso da tuberculose que vitimara dois irmãos. Depois do encontro casual com o conterrâneo Peter Claussen, Lund fixou residência em Lagoa Santa (MG). Nas cavernas da região, descobriu mais de 12 mil peças fósseis que permitiram escrever a história do período pleistoceno brasileiro -- o mais recente na escala geológica -- numa época em que o passado tropical era quase desconhecido pela ciência. Lund descobriu também ossadas do chamado 'homem de Lagoa Santa', que puseram em xeque uma série de pressupostos aceitos pela então incipiente paleontologia

Nenhum comentário: