terça-feira, 27 de março de 2012



Ciencias auxiliares da história


A importância das Ciências auxiliares da História

Olá Pessoal,

O trabalho de produção histórica é realmente muito complexo, exigindo que o historiador busque a ajuda de outras ciências,como por exemplo, a Arqueologia, a Paleontologia, a Geografia, a Heráldica, a Numismática e a Espeleologia Estas são chamadas de Ciências auxiliares da História.
Que tal aprendermos um pouco sobre estas ciências? Então, vamos lá! No decorrer da leitura desta postagem você encontrará as orientações para sua atividade de pesquisa. Não se esqueça de registrar tudo em seu caderno.
Aproveitando os nossos estudos sobre os povos primitivos, gostaria de apresentar a vocês um pouco do trabalho feito pelos arqueólogos, pois, é através dos trabalhos desenvolvidos por eles que podemos conhecer melhor o passado.

A arqueologia é uma ciência que auxilia a História, ao recuperar informações importantíssimas para a compreenssão do modo de viver de comunidades primitivas, como a dos povos que habitaram o Brasil no passado distante, por exemplo.

Usando o menu no lado direito da página, acesse os links Recreio on line, Ciência Hoje das Crianças e conheça a arqueologia brasileira. Pesquise sobre a origem da Arqueologia e da Paleontologia. Lá vocês encontarão outros artigos muito legais sobre estes temas.



Pintura Rupestre encontrada no sítio arqueológico de São Raimundo Nonato/Piauí/Brasil
"Os arqueólogos são verdadeiros detetives. Investigam pistas para entender e explicar coisas que aconteceram há muito tempo."

Arqueólogos trabalhando em síto arqueológico:
Lagoa Santa/Minas Gerais/Brasil


A Paleontologia é também uma ciência auxiliar da História. Saiba como esta ciência chegou ao Brasil lendo o texto abaixo.

 O dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) mudou-se para o Brasil fugindo do clima nórdico, temeroso da tuberculose que vitimara dois irmãos. Depois do encontro casual com o conterrâneo Peter Claussen, Lund fixou residência em Lagoa Santa (MG). Nas cavernas da região, descobriu mais de 12 mil peças fósseis que permitiram escrever a história do período pleistoceno brasileiro -- o mais recente na escala geológica -- numa época em que o passado tropical era quase desconhecido pela ciência. Lund descobriu também ossadas do chamado 'homem de Lagoa Santa', que puseram em xeque uma série de pressupostos aceitos pela então incipiente paleontologia

 O estudo da Geografia também é muito importante. Vamos saber mais sobre esta ciência?
Então, vá até o menu e acesse o link conceito de Geografia. Lá você terá informações esclarecedoras sobre este tema. Você também deve acessar o link Canal Kids. Quando abrir a, digite a palavra Geografia na caixa de busca presente na parte inferior página. A partir daí é com você, muitas informações estarão disponíveis, selecione as que achar mais interessantes e registre em seu caderno. Aproveite e viaje pelo site, tem outras informações interessantes, você vai gostar.



 Você já deve ter assistido algum filme sobre cavaleiros medievais, e deve ter notado que eles usavam, além da armadura e espadas, um escudo cheio de símbolos. Estes símbolos são chamados de brasões. A ciência que estuda estes símbolos é a Heráldica. Acesse no menu o linkHeráldica e saiba mais sobre esta ciência.











 
A Numismática é ligada ao estudo das moedas. Acesse o link sobreNumismática e busque informações sobre esta ciência. Não se esqueça, basta ir até ao menu.



Saiba,
Todo mundo foi neném
Einstein, Freud e Platão também
Hitler, Bush e Sadam Hussein
Quem tem grana e quem não tem
Saiba:
Todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
e também você e eu
Saiba,
Todo mundo teve medo
Mesmo que seja segredo
Nietzsche e Simone de Beauvoir
Fernandinho Beira-Mar
Saiba,
Todo mundo vai morrer
Presidente, general ou rei
Anglo-saxão ou muçulmano
Todo e qualquer ser humano
Saiba,
Todo mundo teve pai
Quem já foi e quem ainda vai
Lao Tsé, Moisés, Ramsés, Pelé
Ghandi, Mike Tyson, Salomé
Saiba,
Todo mundo teve mãe
Índios, africanos e alemães
Nero, Che Guevara, Pinochet
e também eu e você.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Atividade Filme "Narradores de Javé"

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “MANOEL DOS SANTOS PEDROZA”
Descrição: Brasão Oficial
Aluno (a):
Disciplina: História
Valor:
5.0 pontos
Turma:
Turno:
Professor: Carlson Cruz
Data:
Atividade de análise sobre o filme “Narradores de Javé”.

Pontos a serem observados: 

A - Ver a linguagem cinematográfica como uma das maneiras de abordar algumas questões e por outro lado, enxergá-lo sob a ótica do historiador - como fonte histórica para análise da sociedade em que foi produzido.
B - Refletir sobre a importância da memória, da História, as relações entre as estas duas, e por fim, analisar as nuances do ofício do historiador e da escrita da História.

ATIVIDADE 1

Elabore uma ficha técnica contendo:
1. Breve descrição do filme;
2. Enredo do filme;
3. Ideia central;

ATIVIDADE 2
1) Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a mensagem?

2) Por que se afirma que o filme discute questões ligadas a memória histórica e suas “verdade”.

3) Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?

4) Do que você mais gostou nesse filme? Por quê?

5) Javé é um lugar fictício, criado pelo enredo do filme. No Ceará temos uma Javé você sabia? Pesquise e nos traga algumas informações sobre esta cidade cearense que passou pro este mesmo problema mostrado no filme.

6) Pesquise e comente um pouco sobre a relação entre o progresso e o patrimônio histórico.

7) Para os personagens do filme por que era importante resgatar a memória e escrever a História daquele vilarejo?

8) Como você considera a importância da memória para uma sociedade?

9) Qual a relação do filme com a disciplina História?

10) Qual a relação do filme com seu cotidiano? 

O que é História?

História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico,cultura ou civilização.
Objetivos 
Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

Fontes 
O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C).

Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).

Já o estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.

Ciências auxiliares da História 
A História conta com ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas ciências auxiliares, podemos citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica (estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do comportamento humano), Arqueologia (estudo da cultura material de povos antigos), Paleografia(estudo das escritas antigas) entre outras.

Periodização da História

Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa).
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

Outras informações:

- O grego Heródoto, que viveu no século V a.C é considerado o “pai da História” e primeiro historiador, pois foi o pioneiro na investigação do passado para obter o conhecido histórico.

- A historiografia é o estudo do registro da História.